sábado, julho 31, 2004

Tomar: Turismo cultural?





Tomar tem recursos capazes de a transformarem num produto turístico competitivo e bem posicionado no mercado nacional. Quanto a este assunto estamos todos de acordo, como bons tomarenses que somos, amigos e apaixonados pela nossa cidade e sobretudo conscientes da beleza que lhe está inerente.
No entanto, para que a cidade seja considerada como um produto turístico é necessário que existam infra-estruturas, que para além de oferecerem uma melhor qualidade de vida à população, também respondam às necessidades dos turistas que a visitam.

De acordo com os diversos manuais de turismo existentes, um recurso por si só não é um produto turístico.
As infra-estruturas a que me refiro e que, directamente, estão ligadas ao turismo são os acessos, o alojamento, os restaurantes e similares, os transportes, as comunicações e, estendendo um pouco o termo infra-estrutura, a gastronomia, o artesanato, a animação, guias turísticos, pontos de informação turística (pequeno parêntesis: porque é que não existe um ponto de informação turística, relativo à cidade e região, no Convento de Cristo?), para só citar algumas das lacunas existentes.
Tudo isto bem organizado, bem planeado, bem estruturado.

Ora, a nossa autarquia tem apostado no turismo. Pelo menos é isso que transparece nos cartazes que estão à entrada da cidade onde podemos ler Turismo Cultural.
De facto, turismo balnear é que não poderia ser, pois o tão falado “braço de mar” (IC9) da Nazaré ainda cá não chegou.
Mas, pergunto eu, simples cidadã, eleitora e ciente dos meus direitos, onde está o planeamento turístico feito neste sentido?
Sim, porque não é só informando as pessoas no portão de entrada da cidade que aqui se pode “praticar” Turismo Cultural, que tal acontecerá.
Está mais que provado, e veja-se o exemplo desastroso do Algarve, que nos dias que correm, se queremos produtos duradouros, sustentáveis, com receitas que se prolongarão no longo prazo, temos que recorrer ao planeamento.

Há alguns anos atrás, através de um jornal concorrente, pude ler com agrado, o resultado de um estudo feito neste sentido, encomendado pela Região de Turismo, onde eram dissecadas todas as vertentes turísticas da nossa cidade, e onde cada coisa tinha o seu lugar e a sua função. Desde indicações no sentido da sinalização turística, até à possível funcionalidade de diversos locais públicos. O que foi feito desse estudo? Onde foi aplicado? Será que a sucessiva troca de nomes na presidência desta instituição, tal como noutras, deita para o lixo o trabalho começado pelos seus precedentes? E não poderia de facto haver aqui, neste assunto, uma junção de esforços da parte da autarquia no que se refere a por em prática o planeamento, e da Região na sua função de promotor?
Perguntas sem resposta, por enquanto.

Temos, no entanto, de louvar a autarquia pelo esforço que tem feito, nestes últimos anos, no que toca à dinamização da animação e no embelezamento da cidade (ponto em que tem havido alguma discórdia, mas, que não tem senão a ver com “questão de gostos”).
Mas, estas acções por si só, não têm validade. São apenas uma das rodas da engrenagem que é o turismo. Uma actividade complexa, direi mais, uma amálgama de actividades, que num sistema bem estruturado, bem planeado, funciona e é um óptimo motor para o desenvolvimento económico de uma região.

Sónia

quinta-feira, julho 29, 2004

Tenho saudades


De namorar no Mouchão.

terça-feira, julho 27, 2004

Darfur

Hoje tinha um lembrete no meu mail. E digo lembrete e não apelo, propositadamente. Rezava assim:

“Caros amigos,

Antes de mais peço que me desculpem o carácter algo impessoal deste e-mail,
mas esta foi a forma mais prática que encontrei de fazer chegar a mensagem
ao maior número possível de pessoas.

O meu apelo é simples: peço-vos que usem os vossos blogs para quebrar o
silêncio e a indiferença em relação ao genocídio que decorre em Darfur .
Peço-vos que escrevam um post sobre Darfur. Um simples post. Que publiquem
um poema, uma foto ou uma imagem.
Cerca de 150 mil pessoas foram já assassinadas ou mortas à forme, vítimas de
um conflito que continua a ser invisível para a generalidade da opinião
pública.
A blogosfera demonstrou já por diversas vezes a sua capacidade de mobilização e sensibilização. Pode ser muito pouco, pode até ser verdade que individualmente todos os nossos esforços possam valer quase nada. Mas o preço do silêncio é demasiado elevado quando temos diante de nós um meio de comunicação com um potencial tão elevado.

Escrevi na sexta-feira um post sobre o genocídio em Darfur, no fim do qual recolhi uma série de links que podem ser utilizados como pontos para referência futura. O post pode ser encontrado aqui: http://ruadajudiaria.blogspot.com/2004/07/nunca-mais-em-1915-henry-morgenthau.html

Gostaria de deixar claro que, com esta mensagem, não estou a pedir que façam referência ou que "linkem" o que escrevi. Este email não tem como objectivo conseguir mais links para a Rua da Judiaria, mas somente apelar para que não fiquem indiferentes.

Por último, aconselho mais dois links:
O blog "Sudan: The Passion of the Present"
(http://platform.blogs.com/passionofthepresent )

E o site Darfur Genocide: http://www.darfurgenocide.org/



Obrigado pela vossa paciência.
Um abraço amigo,

Nuno Guerreiro”


Obrigado, Nuno.

Post aqui
Blog "Sudan: The passion of the Present" aqui
O site "Darfur Genocide" aqui


segunda-feira, julho 26, 2004

Olá, cá estou eu!!!

Olá thomarenses, especialmente os de gema como eu, ou os que se enfeitiçaram por esta cidade que já não conseguem abandonar. Uma cidade com todos os seus defeitos, mas cujas virtudes acabam por os suplantar.
Foi com grande surpresa que hoje ao abrir o meu mail dei de caras com o convite de participar neste blog, feito por tomarenses.
É com muito orgulho e dedicação que irei, ocasionalmente, contribuir para aqui deixar algumas postas sobre a cidade. Cidade que amo, que estimo, e que tal como muitos quero ver crescer em sintonia com aquilo que de melhor tem: o seu património e as suas gentes.

Caros amigos, contem comigo! Aqui e ali também, irei alinhavando ideias, opiniões, críticas e tudo o mais que achar adequado.


I LOVE YOU TOMAR!!


Sónia

domingo, julho 25, 2004

Programa do XVI Governo Constitucional

O Amigo Luis Vieira do Blog Ourém teve a idéia (e o trabalho!) de criar um blog com 41 fantásticos posts. Nem mais! O Programa do XVI Governo Constitucional que se pretende comentado e votado. Está em Programa do XVI Governo Constitucional.

quarta-feira, julho 21, 2004

Convite aceite!

Recorrendo às palavras dos colegas que me antecederam, é também com prazer que agradeço o convite para participar no "Thomar", agora com um perfil renovado. Irei tentar, na medida das escassas disponibilidades de tempo, dar também alguma pequena contribuição.

terça-feira, julho 20, 2004

Mais um

Também me cabe agradecer o convite, e dizer que, ainda que o tempo seja curto, eu "algures aqui" colaborarei sempre que possa. Tenho a certeza que este projecto será, agora com a participação de várias pessoas, e a riqueza e a diversidade que isso transporta, ainda mais bem sucedido. Thomar é grande e merece o empenho de todos. Ao Thomarense, uma vez mais, obrigado.

Colaboração com "Thomar"

Tendo sido convidado para colaborar com "Thomar" fica este "post" como agradecimento e aceitação do simpático convite.