terça-feira, janeiro 04, 2005

MEMÓRIA DE 2004

O jornal "Cidade de Tomar" apresenta, na sua edição de 31.12.04, uma retrospectiva do ano de 2004 no concelho de Tomar, de aqui apresento um breve resumo de alguns dos principais destaques:

- Encerramento do Parque de Campismo - Motivado pela construção do novo pavilhão e do parque subterrâneo. Segundo o plano de pormenor do programa Polis, o futuro parque de campismo será localizado no Açude de Pedra.

- Nova ponte do Flecheiro - Visando desbloquear o trânsito na Rotunda Alves Redol, o presidente da Câmara aposta na nova ponte na zona do passadiço. A oposição defende uma ponte na zona de S. Lourenço (afastada das escolas) ou, alternativamente, não construir a ponte, esperando que o IC3 permita o descongestionamento do trânsito.

- Mudança do mercado - A venda ambulante foi transferida para o espaço do mercado diário.

- Parque de estacionamento nas traseiras da Câmara - Apesar da tentativa de embargo da obra, o parque foi concluído, embora ainda falte abrir ao público.

- Estacionamento e trânsito - As dificuldades de circulação são um dos problemas constantemente debatidos nas reuniões camarárias. O presidente da Câmara defende que o fluxo de tráfego melhorará com a variante do IC9 e a nova ponte do Flecheiro. Do estacionamento, espera-se que os novos parques, nas traseiras da Câmara e no pavilhão desportivo, possam melhorar a oferta.

- Obras na zona desportiva - A passagem de camiões para as obras da zona desportiva constituiu um ponto de polémica, com os moradores a oporem-se a que se utilizasse a passagem na rua da Fábrica de Fiação, o que levou à alternativa da passagem pelos terrenos da Fábrica, com a oposição da comissão de credores.

- Demolição do Cine-Esplanada - Mesmo no final do ano, concretizou-se esta demolição, num espaço onde nascerá uma nova praça pública.

- Rotundas - Apesar da polémica provocada pela rotunda Alves Redol por causa da contestada "fonte luminosa", nasceram novas rotundas, como a do ex-anexo do hospital e do largo do Colégio, encontrando-se já adjudicada a rotunda dos Bombeiros.

domingo, janeiro 02, 2005

Cruz Vermelha Portuguesa